principais marcas de cervejas brasileiras
in ,

AmeiAmei EngraçadoEngraçado NerdNerd TristeTriste RaivaRaiva Meu Deus!Meu Deus! FodaFoda

Conheça 30 das principais marcas de cervejas brasileiras

O Brasil hoje é um país emergente no mundo da cerveja artesanal e especial. O que antes era visto apenas como um refresco e um produto de massa, tornou-se merecedora de cuidados e atenção. Micro cervejarias, importadores de cerveja e cervejeiros caseiros, começaram a surgir em varias partes do país. E transformando o cenário de oferta de produtos. Com o mercado das cervejas artesanais em constante evolução, atualmente já são mais de 390 cervejarias no Brasil. Elas que produzem os mais variados tipos de cerveja. Para você conhecer um pouco mais do temos por aqui, separamos nesse post, no nosso blog de cerveja artesanal, 30 das principais marcas de cervejas brasileiras, só as especiais.

Confira as principais marcas de cervejas brasileiras:

CORUJA

Do interesse em comum de dois amigos, Micael Eckert e Rafael Rodrigues, surgiu, em Porto Alegre, a cervejaria Coruja. Em 2004, a primeira obra da dupla chega ao mercado. Hoje, com 10 anos de existência, já somam mais de 10 rótulos.

DADO BIER

Instalada em Porto Alegre há 20 anos, a Dado Bier vem construindo um trabalho focado na busca da excelência nos mercados de Cerveja e Culinária. Também na lista com as principais marcas de cervejas brasileiras, tem mais de 10 rótulos. Algumas de suas cervejas são donas de várias medalhas em premiações como South Beer Cup e Concurso Brasileiro da Cerveja.

PERRO LIBRE

Também entre as 30 das principais marcas de cervejas brasileiras, a cervejaria Perro Libre acredita em cerveja com paixão, viva e aromática. Para tanto, seu processo de produção de cerveja não inclui a pasteurização. Portanto isso permite ao consumidor apreciar uma cerveja mais fresca, como se estivessem bebendo direto da fonte.

TUPINIQUIM

A Tupiniquim está entre as melhores cervejarias do Brasil. Já conquistou os prêmios de Melhor Cervejaria Festival Brasileiro da cerveja 2015, Melhor Cervejaria Copa Cervezas das Américas 2015 e Melhor Cervejaria South Beer Cup 2014. Sua produção já traz mais de 30 incríveis rótulos de diferentes estilos de cerveja. Com inovação e ousadia, já conquistou o mercado das especiais, então não poderia ficar de fora da lista com as principais marcas de cervejas brasileiras.

LAKE SIDE BEER

A Lake Side Beer está sediada na cidade de Passo Fundo (RS). Por meio de um processo exclusivo de quebra das proteínas do glúten, produz de forma artesanal cervejas totalmente aptas para celíacos. Essas cervejas sem glúten são uma boa opção para quem não pode consumir glúten mas não quer deixar de apreciar o liquido sagrado.

BIERLAND

Seu nome que significa “Terra da Cerveja” é uma homenagem a Blumenau (SC), a famosa cidade cervejeira, onde está instalada. Em 2011 recebeu duas medalhas no Australian International Beer Awards, três na Copa Cervezas de América e uma no European Beer Star. Com isso, a cervejaria Bierland está entre as principais marcas de cervejas brasileiras.

>>> 5 maiores produtores de cerveja do mundo <<<

EISENBAHN

Descontentes com a pequena variedade de cervejas disponíveis no Brasil, uma família cervejeira decidiu fundar uma cervejaria que trouxesse de volta a tradição, o sabor e a variedade ao mercado brasileiro com cervejas diferentes. Conquistando o mercado aos poucos a Eisenbahn é hoje uma cervejaria com inúmeras premiações no mundo todo e uma linha com mais de 10 rótulos no mercado.

SCHORNSTEIN

Nascida em Pomerode (SC) a cervejaria Schornstein resgata o talento natural para fabricar cerveja, trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram, em Santa Catarina. Por isso, trata esse líquido precioso com a paixão que ele merece.

BIERBAUM

Recentemente eleita a melhor Cervejaria no South Beer Cup 2016, a Bierbaum surgiu em 2014, na cidade de Treze Tílias (SC). A cervejaria possui formulações únicas e exclusivas de seus produtos, seguindo rigorosamente as técnicas da Lei alemã de pureza de 1516.

BIER HOFF

A Bier Hoff é uma cervejaria curitibana, criada em 2002, com o conceito de fabrica-bar. Com o aumento de sua capacidade produtiva a cervejaria, portanto, expandiu suas instalações. Em 2014 a Bier Hoff emplacou duas de suas cervejas no South Beer Cup como resultado de seu trabalho.

BODEBROWN

Primeira cervejaria escola do país, a Bodebrown foi fundada em 2009. Os criadores são o pernambucano Samuel Cavalcanti e pela paranaense Andrea Cordeiro Pinto. Uma das marcas de cerveja mais conhecidas do Brasil, a Bodebrown é, sem dúvida, uma das mais premiadas do país pois, todas as suas cervejas já receberam alguma premiação. Com tantas qualidades, certamente ela não poderia ficar de fora dessa lista com as 30 principais marcas de cervejas brasileiras.

MORADA CIA ETÍLICA

Desde que surgiu a Morada certamente desenvolve sabores em busca de novas possibilidades. Por lá não tem nada de cerveja comum. A cervejaria nascida em Curitiba, tem como marca registrada a ousadia em suas produções. Com sete anos de existência, já desenvolveu receitas em parceria com cervejeiros dos Estados Unidos e da Bélgica.

KLEIN

Em 2011, a Klein entra no mercado de cervejas. Possui uma capacidade de envase de 2.000 garrafas por hora. Localizada em Campo Largo (PR), sua produção de cerveja concentra 10 estilos de cervejas. Certamente é encontrada nos melhores pontos de vendas de cervejas de todo o Brasil.

INSANA

A cervejaria Insana foi criada a partir da amizade de três cervejeiros caseiros. Nascida na cidade de Palmas (PR), uma região de clima frio, com altitude elevada e água cristalina. Essa, portanto, foi a combinação perfeita para cervejas que, sem dúvidas, são de alta qualidade e sabor único.

WAY BEER

Também na nossa lista com as 30 principais marcas de cervejas brasileiras. A busca incansável por novas ideias, novas receitas e novas maneiras de fazer cerveja é o que impulsiona a Way Beer. Com inovação sempre presente em tudo o que fazem, certamente possuem rótulos dos mais variados estilos e sabores.

Ainda tem mais das principais marcas de cervejas brasileiras:

JÚPITER

A Júpiter é uma cervejaria de São Paulo com DNA de cervejaria caseira. Desde julho de 2013 os experimentos dos irmãos Michelsohn, que são produzidos com muita criatividade e verdadeira obsessão pela qualidade, já renderam algumas premiações. Uma delas, por exemplo, foi a medalha de ouro, no Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau, na categoria Robust Porter.

BADEN BADEN

A cervejaria Baden Baden é dona de inúmeras medalhas em competições cervejeiras em todo o mundo e uma das mais renomadas cervejarias especiais do Brasil. Sua Baden Baden Witbier já foi eleita a melhor cerveja do mundo, pelo International Beer Challenge 2015. Fundada em 1999 em Campos do Jordão (SP), sua inspiração são as cervejas inglesas de tradição e renome.

COLORADO

Cervejaria Artesanal mais expressiva no cenário brasileiro. A Colorado já recebeu diversos prêmios pelos seus rótulos. Como a Cerveja Colorado Demoiselle, que foi premiada no European Beer Star 2008, na categoria Porter, vencendo, no entanto, importantes marcas europeias. Uma cerveja que de tão plural, tornou-se única. E, de tão brasileira, tornou-se internacional e, sem dúvidas, não poderia estar de fora da nossa lista com as principais marcas de cervejas brasileiras.

INVICTA

cervejaria Invicta foi fundada em 2011, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pelo Mestre cervejeiro Rodrigo Silveira para apreciadores de boas cervejas artesanais. Apesar de concorrer com todas as marcas de cerveja, a Cervejaria Invicta aposta num nicho de mercado específico, certamente voltado a um público seleto.

DORTMUND

A Dortmund é uma Microcervejaria Artesanal do Brasil, localizada em Serra Negra, (SP), no circuito das Águas Paulista. O diferencial e a qualidade da cerveja artesanal apoiada sob quatro pilares: estilos de cerveja atrativos; ingredientes criteriosamente selecionados; equipamentos de última geração e técnica aliada as mais tradicionais cervejeiras.

BAMBERG

Com as portas abertas desde 2005, em Votorantim (SP), a cervejaria Bamberg tem como critério produzir com carinho e dedicação suas cervejas. Ao longo dos anos ganhou reconhecimento de críticos especialistas e da mídia em geral, e acumulou 92 prêmios nacionais e internacionais.

AMPOLIS

Mais que uma cervejaria divertida e com a alma do Rio de Janeiro. A Ampolis é, de fato, uma homenagem a ao grande Mussum. Certamente um dos maiores apreciadores de cerveja e um dos artistas mais queridos do Brasil. Um selo de qualidade e criatividade que tem como missão elevar o nível das cervejas no Brasil. Se apresenta de uma forma leve, bem-humorada e “sem frescuris”.

2CABEÇAS

A 2cabeças surgiu no final de 2011. Foi formada por cervejeiros caseiros cariocas, que decidiram arriscar. Eles então levaram fórmula da panela de casa para a indústria. Os rótulos, desenvolvidos por Bruno Couto, são totalmente fora do padrão, assim como, as receitas. São uma verdadeira explosão de aromas e sabores.

SANKT GALLEN THEREZÓPOLIS

Uma das mais antigas do Brasil. A Therezópolis surgiu em 1912, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Com as dificuldades de importar matéria-prima após a Primeira Guerra Mundial, a produção em escala comercial foi encerrada. Anos mais tarde, a Sankt Gallen resgatou essa preciosa história de pioneirismo. Então lançou a linha de cervejas especiais Therezópolis. Certamente presente para o paladar de todos nós.

BÄCKER

Inspirados pela coragem e persistência os irmão Lebbos, nasceu a Backer, a primeira cervejaria artesanal de Minas. No mercado a mais de 15 anos, a cervejaria trabalha com tecnologia de ponta e seleção rigorosa de matéria-prima. Isso, portanto, proporcionou a conquista de vários prêmios em competições internacionais.

WÄLS

A cervejaria Wäls foi fundada no início de 2000, pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro, em Belo Horizonte (MG). Com várias premiações em seu portfólio, a cervejaria está em constante evolução. Em 2014 iniciou o projeto de exportação, chegando a países como Estados Unidos, Canadá e França.

AMAZON BEER

Pioneira no quesito inovação, a Amazon Beer foi fundada em 2000 em Belém do Pará (PA). Uma das principais marcas de cervejas brasileiras, é inspirada na riqueza e exuberância de possibilidades da Amazônia. Acervejaria produz oito estilos de cerveja com ingredientes da região. Seus rótulos já conquistaram diversas medalhas em concurso cervejeiros. Sua distribuição ocorre em boa parte do país.

DOGMA

Criada pela união de 3 cervejarias ciganas de São Paulo, a Dogma é uma cervejaria nova. No entanto já ganhou grande reconhecimento. Com o objetivo de mudar a sua visão sobre cerveja, em 2015 foi eleita a Melhor Cervejaria Brasileira.

HEILIGE

A Heilige iniciou suas atividades em 2010 e produz suas cervejas inspirada pela Lei de Pureza da Baviera. Todas as etapas da cervejaria contam com modernos equipamentos. Aliados a técnicas de produções de cerveja precisas, harmonizam tradição e tecnologia.

COLOMBINA

E para completar a lista com as 30 das principais marcas de cervejas brasileiras, a Cervejaria Goyaz. É ma empresa familiar que atua no mercado há 14 anos. Responsáveis pela primeira linha de cervejas especiais do Centro-Oeste. Produzem as cervejas Colombina. Com uma pegada e orgulho regional, utilizam até rapadura Moça Branca na sua IPA.

Quer saber mais sobre a cerveja no Brasil? Então confira esse vídeo do Viajante Cervejeiro. Ele visitou o museu da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis no Rio de janeiro.

Deixe um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?

Avatar

Escrito por Ana Paula Komar

Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!